Compensa anunciar no QuintoAndar?
Vantagens e Desvantagens

Se você está precisando alugar ou vender o seu imóvel, temos uma notícia para te dar: imobiliárias tradicionais estão ficando ultrapassadas. Vamos te apresentar, portanto, o QuintoAndar.

Agora todo o processo de venda e locação de imóveis, para o inquilino e para o locatário, pode estar na palma da sua mão, em aplicativos que prometem facilitar a intermediação com corretores, ou mesmo substituir imobiliárias. O QuintoAndar é um dos mais famosos do país nessa área. E então, será que esse aplicativo tem mais vantagens que anunciar (ou procurar) seu imóvel na imobiliária?

Sobre o QuintoAndar

Com fintechs e startups facilitando a vida de usuários em diferentes segmentos, o mercado imobiliário não poderia ficar de fora. Exemplo disso é a criação e o crescimento da startup QuintoAndar, criada em 2013 com o objetivo de transformar a forma de alugar imóveis no país. Com o app tudo é diferente, desde o agendamento das visitas ao imóvel até o fechamento do contrato em locatária e inquilino. Com um processo 100% online, dispensando a formalização em cartório, o QuintoAndar vem para se tornar uma facilidade no dia a dia de quem pensa em alugar, mas também daqueles que possuem imóveis para aluguel.

É comum ouvir pessoas reclamando da dificuldade em alugar um imóvel atualmente. Em um universo onde todos querem conforto a custos baixos e, se possível, sem precisar sair do celular, o QuintoAndar parece ser uma boa alternativa.

O QuintoAndar é um app para intermediar – de forma rápida e simplificada – o aluguel de imóveis residenciais. Portanto, sua proposta é, sobre a plataforma criada, que todo o trabalho dos corretores imobiliários seja centralizado, desde a prospecção do negócio até a assinatura e eventual futura rescisão do contrato.

A plataforma atende tanto inquilinos (quem quer alugar o imóvel) como os proprietários (que querem anunciar seus imóveis). Veja, a seguir, como funciona o QuintoAndar e suas vantagens e desvantagens para os proprietários e inquilino.

O que é o QuintoAndar para proprietários?

O QuintoAndar Proprietários é um aplicativo que permite que proprietários de imóveis anunciem, aluguem e acompanhem a administração de seus imóveis diretamente pelo aplicativo, de foram totalmente online. Segundo o QuintoAndar, o aplicativo foi desenvolvido para ser um guia no dia-a-dia e facilitar a vida do proprietário.

Vantagens e desvantagens de utilizar o QuintoAndar

Como qualquer serviço, o QuintoAndar para proprietários pode possuir vantagens e desvantagens. No caso da última, a maior perda para o proprietário é a questão do fiador ou de uma segurança como o calção ou seguro-fiança.

Entretanto, o aplicativo faz uma análise de crédito rigorosa e conta com sua própria garantia de proteção a danos, diminuindo consideravelmente os riscos. Outra questão que pode ser considerada desvantagem, mas para muitos pode ser uma vantagem, é a falta de contato presencial durante as negociações.

Dito isso, existem também muitas vantagens em fazer uso do aplicativo, como as que listamos a seguir:

Pagamento garantido: com o QuintoAndar, o proprietário recebe independentemente do pagamento do inquilino e sempre no dia combinado;

Análise de crédito: como os inquilinos do QuintoAndar não passam por burocracias como fiador e cheque-caução, o aplicativo conta com um time de especialistas que realizam uma análise de crédito rigorosa, garantindo a segurança do pagamento;

Proteção contra danos:  o QuintoAndar para proprietários realiza a vistoria em cada detalhe do imóvel tanto na chegada quanto na saída do inquilino, assegurando que o proprietário não tenha danos e garantindo uma proteção a danos de até R$ 50 mil;

Muita visibilidade: mais de 9,5 milhões de visitantes mensalmente;

Um pouco do que encontramos no Reclame Aqui

Sob um panorama geral, o Quinto Andar no Reclame Aqui tem até o primeiro semestre de 2021, 3359 reclamações, sendo que 3159  já foram respondidas.

64,8% dos clientes que apresentaram queixas voltariam a fazer negócio e 79,8% relatam ter tido seus problemas resolvidos.

Observando as reclamações não respondidas, percebemos que a maioria foi registrada no Reclame Aqui há apenas algumas horas, ao passo que reclamações postadas há mais de 1 dia já foram respondidas, o que significa que a empresa é rápida em resolver problemas.

Claro que a nota considerando a reputação do QuintoAndar no Reclame Aqui desde 2017 poderia ser melhor, sendo 7,5/10. Mas ainda assim, não chega a ser uma empresa não confiável.

O Quinto Andar fica com alguma comissão?

Sim. Aliás, claro! Quase evidente que sim. Afinal, a empresa precisa sobreviver. E a cobrança é feita do proprietário do imóvel.
O QuintoAndar fica com o primeiro aluguel cheio, além de 9% de comissão mensal de quem optou por prospectar sem exclusividade, ou 8,5% de comissão mensal para quem optou pela exclusividade. Beneficia, naturalmente, quem é mais fiel.
No nosso caso, exatamente por não dar exclusividade, serão descontados mensalmente 9% do valor do aluguel.
Vale observar que o ticket médio cobrado pelas imobiliárias tradicionais é de 10% do valor do aluguel. Nota-se, então, que o Quinto Andar também tem o diferencial de custo…

Como se cadastrar no QuintoAndar para proprietários?

Assim como todo o restante dos serviços do QuintoAndar, o cadastro para proprietários também é simples e rápido. Para anunciar um imóvel, basta acessar o site para proprietários nesse link e clicar em “Anunciar meu imóvel”.

Depois, você realiza o login com o número do seu celular, cadastra as informações do imóvel, calcula o preço do aluguel utilizando a calculadora de preços própria do aplicativo e finaliza o cadastro, escolhendo um dia para a sessão de fotos profissionais do imóvel, que é feita gratuitamente pela equipe do QuintoAndar.
Com tudo isso feito, o anúncio do imóvel cadastrado fica disponível em até 24h para os milhares de inquilinos inscritos na plataforma. Tendo interesse, o inquilino solicita o agendamento de uma visita e todo o processo de locação se inicia.